terça-feira, 1 de setembro de 2020

Saúde emocional! Se cuide, se ame e viva




Você não está só!

O Setembro Amarelo é uma campanha para conscientização em relação ao suicídio, promovendo a prevenção e o cuidado com a saúde mental que influencia o comportamento e ações das pessoas. Só no Brasil, são registrados mais de 12 mil suicídios por ano, e os números só têm aumentado. É uma campanha muito significativa porque envolve ações de pessoas, entidades, órgãos de saúde, empresas, entre muitos outros. O foco é o cuidado com a saúde mental de pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias. 

Segundo a  psicóloga clínica Ester Ribeiro de Almeida, pós graduanda em Neuropsicologia é importante falarmos desse assunto porque a campanha do CVV - Centro de Valorização da Vida é exatamente para nos alertar que é possível prevenir. Ela busca trazer essa conscientização do diálogo sobre suicídio e valorização da vida. 
Na Bíblia, em 3 João 1.2 diz assim: “Amado, desejo que te vá em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como vai bem a tua alma”. A alma é a sede das emoções. Todas nós em algum momento de nossas vidas podemos passar por uma fase depressiva. O que não é saudável é ficar preso nela. A nossa saúde emocional afeta diretamente o nosso espírito. Por isso,  invistam em sua saúde emocional, tenham equilíbrio em todas as áreas de sua vida. O custo do cuidado sempre será menor que o custo do reparo. Peça ajuda! Se cuide! Se ame, para depois amar. E lembre-se de Jesus te ama e tem um plano especial para sua vida!

Freud disse que “as emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem das piores formas possíveis”. Por isso, precisamos investir nesse cuidado, olhar pra dentro é um investimento pessoal. O afeto é superimportante, uma forma de demonstrar também amor ao próximo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, sugira, opinem, bons comentários são bem vindos!

"Mudanças geram novas experiências"

Qualquer pessoa que pretenda vencer na vida, conquistar sonhos e ideais, precisa correr riscos. Geralmente, os acomodados, os calculistas ...