segunda-feira, 27 de março de 2017

Nossas escolhas definem nossos caminhos!

Resultado de imagem para escolhas

Quando Deus criou o homem, ele criou um ser inteligente, capaz de raciocinar e fazer as suas escolhas. Esse livre arbítrio dá ao homem a possibilidade de decidir ou escolher de acordo com sua própria vontade. Desde então, o homem se depara com várias escolhas ao longo de sua vida. A vida é cheia de escolhas. Nem sempre é fácil escolher por onde seguir, por isso, precisamos aprender algumas lições que Deus nos deixou através de sua palavra. Em provérbios 3.5 e 6 nós aprendemos 3 passos para uma escolha correta:
  1. Confie no Senhor - (v.5) A primeira lição que aprendemos é confiar em Deus. Ele conhece muito bem o melhor caminho a seguir, afinal ele é conhecedor de todas as coisas e todas as coisas estão patentes aos seus olhos. quando confiamos em Deus nós entregamos nossa vida, nossas decisões, nossas dúvidas e tudo mais nas mãos dEle. Sl 37.5 – “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e Ele tudo fará”. Assim fez Abraão em Gn 12.1, quando o Senhor disse a Abraão, "sai da tua terra e de tua parentela  para a terra que eu te mostrarei". Ele confiou no Senhor porém levou Ló seu sobrinho consigo.
  2. Não confie em si mesmo - (v.5) Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. Prov 14:12 Quando os pastores de Abraão e os pastores de Ló começaram a contender entre si, ló escolheu ir para as campinas do Jordão, que eram bem regadas, mas ficavam perto de duas cidades famosas, Sodoma e Gomorra. Cidades cujos homens eram maus, cidades pecadoras. Deus resolve destruir aquelas cidades e fala com Abraão.Imaginem a situação de Abraão? Afinal, foi ele quem levou Ló consigo. Nossas escolhas não só atingem a nós mesmos mas também os que estão a nossa volta. 
  3. Reconheça o Senhor - (v.6) Reconhecer é admitir que necessitamos dEle, que somos dependente dEle, que se não for o Senhor a nos ajudar estaremos fadados ao fracasso. “Se a Tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui”. (Ex 33.15) Ainda bem que Deus é misericordioso e fiel, porque em Gn 19.29 nós lemos: “E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição”. Veja o detalhe que Deus se lembrou de Abraão, porque a responsabilidade também foi de Abraão em levar Ló com ele,
Quando nós aprendemos esses três passos, o Senhor promete endireitar os nossos caminhos. (v.6) “Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro”. Is 45:2. Nós não sabemos fazer escolhas por mais inteligentes e sábios que possamos ser. Os nossos caminhos são tortuosos, muitas vezes nos levam ao sofrimento e a morte. Seja qual for a escolha que você precisa fazer, lembre-se sempre desses passos para que você tenha uma vida abençoada com Deus. Diga como o salmista: “vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. (Sl 139:24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, sugira, opinem, bons comentários são bem vindos!

"Mudanças geram novas experiências"

Qualquer pessoa que pretenda vencer na vida, conquistar sonhos e ideais, precisa correr riscos. Geralmente, os acomodados, os calculistas ...